quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Titãs

Cronos

Também conhecido como:
"Senhor dos Titãs"
"Senhor dos céus"

Pais:
~ Urano
~ Gaia

Arma:
~ Foice

História:
A pedido de sua mãe, tornou-se senhor dos céus, tirando o pai do trono com um golpe de foice. A partir de então, o mundo foi governado pelos Titãs. Cronos casou-se com a irmã Reia, que lhe deu seis filhos: três mulheres: Héstia, Deméter e Hera, e três homens: Hades, Poseidon e Zeus.
Como tinha medo de ser tirado do trono pelos filhos, engolia eles logo ao nascerem. Comeu todos, exceto por Zeus, que Reia conseguiu salvar, enganando o Titã dando-lhe uma pedra enrolada em um pano, fingindo ser Zeus.
Quando Zeus cresceu, resolveu vingar-se do pai, solicitando o apoio de Métis, a Prudência, filha do Titã Oceano. Esta ofereceu a Cronos uma poção mágica, fazendo com que vomitasse os filhos que havia devorado.
Então Zeus tornou-se o senhor do céu e divindade suprema da terceira geração de deuses da Mitologia Grega ao banir os tios Titãs para o Tartáro e afastar o pai do trono.

__________________________________

Atlas

Também conhecido como:
"Atlante"

Pais:
~ Japeto
~ Climene

Arma:
~ Não possui

História:
Atlas, assim como os outros Titãs, foi derrotado na luta contra os deuses. Porém, ele não teve o mesmo destino que os outros tiveram - ser jogado ao Tártaro.
Zeus deu a ele um castigo especial: sustentar nos ombros, para sempre, o céu.
Assim sendo, Atlas foi morar no país das Hespérides - suas filhas.

__________________________________

Bóreas:

Também conhecido como:
" Aquilão e rei dos ventos"

Pais:
~ Eos (a Aurora) e Astreu

História:
Era um dos Titãs que representavam os ventos, sendo o vento Norte. Bóreas era muito forte, de temperamento violento. Ele frequentemente era descrito como um homem velho, alado, com cabelos longos e revoltos, segurando uma concha e vestindo uma capa.

__________________________________

Prometeu


Também conhecido como:
"Titã da premeditação e do astuto conselho"
"Portador do fogo"

Pais:
~ Japeto
~ Ásia (outras fontes apontam dizendo que a mãe era Têmis)

Arma:
~ Fogo

História:
Á Prometeu e seu irmão Epimeteu foi dada a tarefa de criar homens e todos os animais. Epimenteu encarregou-se da obra e Prometeu encarregou-se de supervisiona-las. Epimeteu atribuiu a cada animal os dons variados de coragem, força, rapidez, sagacidade; asas a um, garras a outro, uma carapaça protegendo o terceiro, etc. Porém, quando chegou a vez do homem, formou-o do barro. Mas como Epimeteu gastara todos os recursos nos outros animais, recorreu a seu irmão Prometeu. Este então roubou o fogo dos deuses e deu ao homem. Isto assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais. Todavia, o fogo era exclusivo dos deuses. Como castigo a Prometeu, Zeus ordenou a Hefesto que acorrentasse no cume do monte Cáucaso, onde todos os dias, uma águia (ou corvo) dilacerava seu fígado que, todos os dias, regenerava-se. Esse castigo devia durar 30.000 anos.
Prometeu foi libertado do seu sofrimento por Hércules que, havendo concluído os seus doze trabalhos dedicou-se a aventuras. No lugar de Prometeu, o centauro Quíron deixou-se acorrentar no Cáucaso, pois a substituição de Prometeu era uma exigência para assegurar a sua libertação.

__________________________________

Hipérion


Também conhecido como:
"Titã da luz e da visão"
"Pai de Hélios"
"Senhor do Leste"

Símbolos:
~ Um olho aberto
~ Um sol escaldante

Pais:
~ Urano
~ Gaia

História:
Hipérion foi um dos quatro irmãos que conspiraram com Cronos para tirar seu pai Urano do trono. Ele, Crios, Coios e Jápeto, ajudou Cronos a cortar seu pai com uma foice.

__________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário