terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Deuses

Zeus

Chalé: 1
Também conhecido como:
"Rei dos Deuses"
"Um dos 'Três Grandes'"
"Soberano do Monte Olimpo"
"Deus do céu e do trovão"

Símbolos:
~ Rêlampago
~ Águia
~ Touro
~ Carvalho

Pais:
Cronos e Reia

Arma:
~ Raio mestre
~ Aegis

História:

Zeus ficou famoso por ser o filho mais novo de Cronos – que tinha o belo costume de comer seus primogênitos. – Reia, cansada de ver seus filhos pararem na barriga de Cronos, resolveu esconder Zeus – deixando-o sob os cuidados de Gaia e das Ninfas da Floresta –, e dar a Cronos uma pedra coberta com panos para comer no lugar de seu verdadeiro filho. Passaram-se os anos, Zeus ficou adulto e resolveu enfrentar o pai. Ele se disfarçou de viajante e deu a Cronos uma bebida que o fez vomitar todos os seus filhos – agora adultos – e juntos, eles derrotaram seu pai e tomaram o Olimpo, formando assim, a nova era, a era dos deuses.

__________________________________

Hera

Chalé: 2

Também conhecida como:
"Deusa do casamento, da vida e da mulher"
"Rainha do Olimpo"

Símbolos:
~ Pavão
~ Diema

Pais:
Cronos e Reia

História:
Hera é conhecida como deusa da vida e do nascimento, porém ela passou a vida toda tentando matar as amantes de Zeus e os filhos das mesmas. Por essa razão, Hera é conhecida como ciumenta e agressiva – com razão, Zeus é um marido bastante infiel –, e por esse motivo também, ninguém sabe muito sobre ela.

__________________________________

Poseidon


Chalé: 3

Também conhecido como:
“Deus supremo do mar”
“Deus dos terremotos e dos cavalos”
“Um dos ‘três grandes’”

Símbolos
~ Tridente
~ Cavalo

Pais
Cronos e Reia

Arma
~ Tridente

História
Como seus irmãos – exceção de Zeus –, Poseidon foi comido pelo seu pai ainda bebê. Cresceu em sua barriga até que Zeus o libertasse de lá dando uma bebida que faria Cronos vomitar todos os filhos que ele engoliu.
Depois disso Poseidon descobriu seu poder para controlar o mar, gerando tempestades e ondas para combater seus inimigos à água e provocando terremotos para enfrentar seus inimigos a terra.

__________________________________

DEMÉTER

Chalé: 4

Também conhecida como
“Deusa da terra, das colheitas e das estações do ano”

Símbolo
~ Espiga de trigo

Pais
~ Cronos e Reia

Arma
~ Não Possui

História
Deméter é a deusa das plantações. Sua vida se baseia em ir de campo em campo trazendo o cultivo. Ela dedicou sua vida inteira nesse belo trabalho, até que Hades resolveu raptar Perséfone. Deméter ficou revoltada com isso, culpou o solo por ter aberto a passagem para levar sua filha ao povo inferior. Ela jurou só voltar ao Olimpo quando resgatasse Perséfone das mãos de Hades. No tempo em que estava fora ela ficou bastante fraca, não se alimentava direito nem descansava. Os gados então começaram a morrer, as terras ficaram infrutíferas, a população ficou sem comida e a doença começou a reinar por todo o mundo. Zeus, vendo a situação deplorável que a terra tinha ficado, pediu gentilmente a Hades para devolver Perséfone. Ele concordou, porém dando a Perséfone uma fruta para ela ser obrigada a retornar para o mundo inferior – um período do tempo ela ficava com Hades, outro com a mãe – assim sendo, a paz voltou à plantação do mundo todo.

__________________________________

Ares

Chalé: 5

Também conhecido como

“Deus da Guerra”

“Pai de Clarisse”

Cidade natal

Monte Olimpo (embora no seu pára-choques se lê: “Eu não estava em Esparta, mas eu cheguei aqui tão rápido quanto eu podia.”)

Arma de escolha

O nome dele, ele tem isso.

Aparição na série

A primeira aparição é em ‘O Ladrão de Raios’, e também aparece no restante dos livros, exceto em ‘A Batalha do Labirinto’

História

Ares é um dos poucos filhos dos governantes Zeus e Hera. Ele desenvolveu um amor à violência que superou a de qualquer outro olimpiano, mas o fez perfeito como o deus olimpiano da guerra. Isso também o tornou impopular entre seus companheiros divinos que o desprezaram por seu amor manifesto à guerra, independentemente da razão para lutar. Apesar disso, a ele, foi dado um lugar no Conselho Olimpiano, possivelmente devido a sua filiação.

__________________________________

ATENA

Chalé: 6

Também conhecida como
“Deusa da guerra (justa), da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade”

Símbolos
~ Coruja
~ Oliveira

Pai
~ Zeus

Arma
~ Apenas a estratégia

História

A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. É imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo. Foi padroeira de várias cidades mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática. Também protegeu vários heróis e outras figuras míticas, aparecendo em uma grande quantidade de episódios da mitologia.

__________________________________

APOLO

Chalé: 7

Também conhecido como:
“Deus da música, da profecia, da medicina e da arte de atirar com o arco”

Símbolos
~ Arco de ouro
~ Lira
~ Louro

Pais
~ Zeus e Leto

Arma
~ Arco de ouro

História
Apolo teve um nascimento difícil. Sua mãe não encontrava um lugar para ter o parto já que Hera havia proibido os quatro cantos da terra de recebê-lo. Enfim, Leto conseguiu achar uma ilha desabitada – ilha de Letos – onde pôde dar a luz à Ártemis e Apolo. Havia uma cobra – Píton – perseguindo Leto quando ela estava grávida, para cumprir uma antiga profecia que falava que a cobra seria morta por um de seus filhos. Apolo tinha apenas três dias de nascido quando pegou um arco e uma flecha e matou a cobra que a tanto perseguiu sua mãe. Desde então, ele virou um exímio arqueiro e mais tarde veio a transportar o carro do sol.

__________________________________


ÁRTEMIS

Chalé: 8

Também conhecida como:
“Deusa da lua, da caça e protetora das jovens”

Símbolos
~ Arco de prata
~ Cão
~ Veado

Pais
~ Zeus e Leto

Arma
~ Arco de prata

História

Ártemis se apaixonou perdidamente por um jovem chamado Orion, porém seu irmão, Apolo, não gostou da união dos dois e um belo dia propôs um desafio: deu à Ártemis uma flecha e indicou um ponto negro na água, quase indistinguível e desafiou-a a acertar. Ártemis, como uma genuína caçadora, prontamente pegou a flecha e acertou o alvo, que desapareceu no mar deixando espumas ensanguentadas a seu redor. Era Orion que jazia morto na água, fugindo de um escorpião criado por Apolo. Ártemis, desesperada, suplicou ao pai para transformar Orion e o escorpião em constelação e assim ele o fez. Quando Órion se põe a de escorpião nasce, perseguindo-o sem o alcançar. Depois desse incidente, Ártemis jurou nunca mais se apaixonar e criou as caçadoras.

__________________________________

HEFESTO

Chalé: 9

Também conhecido como:
“Deus dos ferreiros, do fogo e da tecnologia”

Símbolos
~ Machado
~ Chama

Pais
~
Zeus e Hera

Arma
~ Não tem uma arma específica, ele forja uma com a necessidade da batalha.

História

Hefesto teve uma infância difícil. Ele nasceu muito feio, parecendo um anão e com problemas em sua perna. Por isso sua mãe, Hera, o jogou ao mar, envergonhada por sua aparência. Tétis, apiedando-se da pobre criança, o recolheu do mar e o criou. Hefesto cresceu aprendendo a trabalhar com metal, incrementando-os com seu poder de fogo. Hera, ao saber de sua incrível habilidade, pediu a Dionísio – não sem antes ter feito uma tentativa infrutífera – para trazê-lo de volta ao Olimpo. Após muito esforço, Dionísio embebedou Hefesto e o levou ao Olimpo onde Hefesto só concordou em lá permanecer se sua mãe lhe desse a mão da mulher mais bela, casando-se então com Afrodite.

__________________________________

AFRODITE

Chalé: 10

Também conhecida como:
“Deusa do amor, da beleza e da procriação”
“Mais bela das mulheres”

Símbolos
~ Murta
~ Golfinho
~ Pombo
~ Cisne
~ Rosa
~ Romã
~ Limeira

Pais
~ Urano

Arma
~ Cestus (Cinto que faz com que a pessoa se apaixone a ela.)

História
Afrodite nasceu de um jeito estranho. Urano foi castrado por seu filho Cronos, que jogou seus testículos ao mar. Porém os testículos de seu pai ainda possuíam semêm, e assim que eles bateram no mar, criaram ondas enormes chamadas Aphros, e assim nasceu Afrodite – do latim Aphroditê (espuma do mar).

__________________________________

HERMES

Chalé: 11

Também conhecido como:
“Mensageiro dos deuses”
“Deus dos ladrões e viajantes”
“’Guia’ para o mundo inferior”

Símbolos
~ Caduceu
~ Botas Voadoras

Pais
~ Zeus e Maia

Arma
~ Espada de Ouro

História

Hermes foi um deus “prodígio”. Logo em seu primeiro dia de vida ele já realizou grandes feitos. Roubou cinquenta vacas de seu irmão Apolo, inventou o sacrifício, o fogo, sandálias mágicas e a lira. No dia seguinte, perdoado por seu irmão pelo furto das vacas, Hermes recebeu novos poderes, tanto de Apolo, como de seu Pai, Zeus. Hermes foi um dos deuses mais populares na antiguidade. Ficou conhecido por muitas mortais, por quem teve relações e gerou inúmeros filhos, deixando o chalé número 11 super apertado. Hermes é conhecido também pelas suas invenções. Entre elas, se destacam a lira, a escrita, a música, a astronomia, os números, a internet, entre outras tantas.

__________________________________

DIONÍSIO

Chalé: 12

Também conhecido como
“Sr. D”
“Deus do vinho, das festas e do prazer”

Símbolos
~ Touro
~ Videira

Pais
~ Zeus e a princesa Sêmele

Arma
~ Uma espécie de hipnose que pode levar a vítima à loucura.

História
Dionísio passou toda a sua infância longe do Olimpo, já que sua mãe morreu ao ver Zeus como ele realmente é – o que é letal para os mortais. Dionísio foi criado por Ninfas e Sátiros, e foi durante esse período que ele descobriu como fabricar vinho. – Assim como os efeitos de sua bebida.
Dionísio teve muita dificuldade em ser reconhecido como deus, já que Hera – ofendida pela traição de Zeus –, fazia o possível para que as pessoas pensarem que ele era louco. Sr. D logo mostrou que não era doido como Hera falava, fazendo uma visita para cada um que ficasse em seu caminho para tornar-se um deus reconhecido. Assim sendo, ele conseguiu ser reconhecido como um deus e se sentar em um dos doze tronos do Monte Olimpo.

__________________________________


HADES

Chalé: -

Também conhecido como:
“Deus dos mortos”
“Rei do mundo inferior”
“Um dos ‘três grandes’”

Símbolos
~ Elmo
~ Cerbeus

Pais
~ Cronos e Reia

Arma
~ Elmo das Trevas
~ Espada (aparece em “Os Arquivos do Semideus”

História

Hades, após ter sido libertado da barriga de Cronos (já mencionamos a guerra anteriormente) foi ao monte Olimpo com seus outros irmãos para enfrentar Cronos. Tiveram também a ajuda dos titãs hecatônquiros. Juntos, eles lutaram por longos dez anos. Quando os titãs foram derrotados, os titãs que ajudaram os olimpianos deram aos “três grandes” suas armas. Para Hades coube o Elmo. Após as armas, os irmãos sortearam o mundo para que cada um deles tomasse conta de algo. Hades ficou com o mundo inferior e após se recolher para lá deu uma “desaparecida” das histórias, uma vez que sua única tarefa era governar o mundo inferior.

__________________________________

HÉSTIA

Chalé: -

Também conhecida como

“Deusa da Lareira e do Lar”

“Primogênita de Cronos e Réia”

Símbolos

~ Ramo florescendo

~ Lareira

~ Chaleira de Cozimento

Aparições na série

A deusa aparece apenas no primeiro, quando é citada por Quíron e quando está incitando fogo na lareira, e no último livro, ‘O Último Olimpiano’, trazendo revelações importantíssimas para Percy. Isso faz dela o primeiro dos deuses do Olimpo que Percy realmente encontrou, mas o último a ter sua identidade revelada.

História

Hestia foi a primeira criança nascida do titãs Cronos e Reia. Como Hades, Poseidon e o resto de seus irmãos, ela foi engolida por Cronos, e passou a infância dentro de seu estômago, até que seu irmão, Zeus, veio e os salvou. Porque ela foi a primeira a nascer e engolida em seco e a última a ser liberta de Cronos, ela é chamada tanto A Primogênita quanto A Caçula dos filhos de Cronos e Reia.

__________________________________

MORFEU

Também conhecido por

“Deus dos sonhos”

“O Formador”

Símbolos

~ Os olhos fechados

~ Uma coroa negra

História

Sendo o filho mais velho de Hipnos, deus do sono, Morfeu era o líder dos espíritos dos sonhos, e muitas vezes apareceu nos sonhos de reis para lhes dar avisos.

__________________________________

PERSEFONE

Também conhecida como

“Deusa da Primavera”

“Rainha do Submundo”

Símbolos

~ Feixes de grão

~ Romã

Aparições na série

É citada em ‘O Ladrão de Raios’ e aparece em ‘O Último Olimpiano’. Também atua como personagem importante no último dos três contos de ‘Os Arquivos do Semideus’.

História

É raptada por Hades. Depois de comer seis sementes de romã do jardim do Hades, Perséfone foi forçada a permanecer no submundo por seis meses de cada ano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário