sábado, 25 de fevereiro de 2012

Outros

Pã:
Pã ficou conhecido como o deus protetor da natureza e pode ser considerado como pai de todos os Sátiros. Desde que desapareceu, a milhares de anos atrás, o mundo vem ficando mais e mais poluído. No "Ladrão de Raios" Pã é apenas mencionado. Após concluir a missão, Grover vai procurá-lo. A busca também dura o segundo livro, Mar de Monstros, quando Grover acaba na ilha de Polifemo. Na "Maldição do Titã", quando passavam pelo Novo México, Grover sente a presença de Pã tão forte que desmaia. Depois de enfrentarem um javali gigante, ele confessa para Percy que ouviu a voz de Pã dizer "eu espero por você". Na "Batalha do Labirinto", Percy, Annabeth, Rachel e Nico encontram Pã em uma cama, bastante fraco. Pã explica que seu tempo já havia acabado, mas os Sátiros não deixavam ele ir, e ele precisava fazer sua passagem. Pã dá conselhos para cada um do grupo, menos para Nico, e então morre. A sua morte libera uma energia sobre todos, especialmente sobre Grover. Ele parece usar esta força extra durante a volta para o Acampamento Meio-Sangue, quando precisa lutar contra Cronos que estava no corpo de Luke. Grover dá um grito de pânico, habilidade que ele parece ter ganhado do deus que tanto procurava ("pan-pânico"). No "Último Olimpiano", o espirito de Pã, está ajudando os sátiros a proteger os lugares selvagens do mundo.
_______________________________

Calipso:
Calipso é uma Ninfa do mar, apenas uma pequena entidade mitológica, mas que, ao mesmo tempo, compartilhava muito dos atributos dos Deuses. Pagando por apoiar seu pai, Atlas, na primeira guerra, ela foi obrigada a ficar isolada em uma ilha fantasma – Ogígia. – Sua punição é ficar confinada à ilha pela eternidade. De vez em quando os deuses a visitavam, e foi em uma dessas visitas inesperadas que Calipso acolheu Ulisses, apaixonou-se por ele e procurou retê-lo para sempre, oferecendo-lhe a imortalidade. Mas Ulisses manteve a vontade de regressar à pátria, para junto da esposa e filho. Zeus então mandou uma mensagem para Calipso, levada por Hermes, para que libertasse Ulisses. Com relutância, Calipso obedeceu a Zeus e forneceu à Ulissses os materiais necessários para a elaboração de uma jangada. Ela aparece no livro “A Batalha do Labirinto” logo após o beijo entre Percy e Annabeth, onde o filho de Poseidon explode o vulcão e vai parar na ilha de Calipiso, Ele passa um tempo com a garota na ilha, até que Hefesto vem visitá-lo e diz que ele precisa escolher entre ficar na ilha para sempre e voltar para seus amigos.

_______________________________

Caríbidis:
Caríbdis é um monstro marinho protetor de limites territoriais no mar. Em outra tradição, seria um turbilhão criado por Poseidon.
Durante sua existência como ninfa, Caríbdis se caracterizava por uma voracidade extrema. Quando Hércules passou perto de Messina, levando os bois de Gerião, roubou alguns dos animais e devorou-os. Ao tentar investir contra o herói, que tentava recuperar seu gado, Caríbdis foi fulminada por Zeus com um raio, e lançada às profundezas do mar, onde se transformou em um monstro marinho.
Na tradição mitológica grega, Caríbdis era habitualmente relacionada a Cila, outro monstro marinho. Os dois moravam nos lados opostos do estreito de Messina, que separa a Itália da Sicília, e personificavam os perigos da navegação perto de rochas e redemoinhos. No cimo do rochedo, que não era tão alto quanto o penedo oposto de Cila, erguia-se uma figueira negra. Caríbdis propriamente dita ficava fora da vista. Três vezes por dia sorvia as águas do mar e três vezes por dia tornava a cuspi-las.
Caríbdis aparece no segundo livro da série. Na entrada do mar de monstros, os semideuses se veem entre Caríbdis, que suga o mar e depois cospe de volta em redemoinhos, e Squila, um ser que vivia em uma caverna cujas cabeças de serpente começam a arrancar marinheiros do navio. Caríbdis foi o monstro que Clarisse resolve enfrentar. Esta decisão promove a explosão do navio e ataques de Squila.

_______________________________

Caronte:
Caronte é o barqueiro de Hades, que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas dos rios Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos. É preciso uma moeda para pagá-lo pelo trajeto, geralmente um dracma de ouro, porém ele também aceita cartões de crédito ou acrescenta o preço da travessia em sua última conta de telefone. Aqueles que não tinham condições de pagar a quantia, ou aqueles cujos corpos não haviam sido enterrados, tinham de vagar pelas margens por cem anos. Ele aparece no primeiro livro de Percy Jackson, ajudando eles a chegar no mundo subterrâneo.

_______________________________

Cérbero:
Cérbero é um monstruoso cão de múltiplas cabeças e cobras ao redor do pescoço que guarda a entrada do Mundo Inferior, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem. Ele aparecem em O ladrão de raios, onde faz amizade com Annabeth. Ele também aparece brincado com a Sra. O’Leary no O último olimpiano.

_______________________________

Polifermo:
Polifermo é um ciclope, filho de Poseidon e da ninfa Teosa. Vivia cuidando de ovelhas em uma solitária caverna ao redor do mar de monstros. Polifermo guarda um ódio mortal por Ulisses, que um dia foi a sua caverna a procura de comida. Porém, Polifermo não foi muito hospitaleiro e devorou vários de seus homens. Então Ulisses deu um vinho a Polifermo, e quando ele dormiu Ulisses o cegou, dizendo que tinha sido “ninguém” quem o tinha cegado. Após escapar da ilha, Ulisses grita seu verdadeiro nome para Polifermo, que pede a seu pai, Poseidon, para atormentá-los durante o resto da viagem.

_______________________________

Quíron:


Quíron é um centauro. Diferente do tipo de sua espécie, ele é inteligente, civilizado e bondoso. Ele foi criado por Cronos e futuramente se transformou em um cavalo para esconder-se de sua esposa. Quíron foi abandonado por seu pai e encontrado por Apolo, quem o criou como pai adotivo e lhe ensinou tudo o que sabia: música, artes, profecia, ciência, terapias curativas, entre outras coisas. Quíron, aproveitando o que seu pai adotivo o ensinou, passou adiante seus conhecimentos e ficou conhecido por treinar heróis famosos. Quando conheceu Percy, se apresentava na forma de um professor de Latim numa cadeira de rodas; fato que uniu seu professor paraplégico e Percy Jackson foi quando Quíron o ajuda jogando uma caneta que se transforma em espada no seu primeiro “combate”.Sendo depois revelado ao filho de Poseidon que ele é o chefe do “Acampamento Meio Sangue”.

_______________________________

Dédalo:
Dédalo é um notável arquiteto e inventor. Em seus primeiros anos, a vida do arquiteto foi um ato de descobrimento dos materiais, formas, volume e do próprio espaço.
Certa vez, Dédalo estava ensinando tudo o que sabia para seu sobrinho Talos. Talos então inventa a roda do oleiro e o serrote de ferro. Dédalo, com inveja, assassina-o, é descoberto e condenado, e foge para Creta. Lá, ele se torna amigo do rei Minos, que pede sua ajuda para construir um labirinto onde ele pudesse esconder o Minotauro. Dédalo então constrói o labirinto, que é a sua mais famosa invenção. Também é conhecido pela famosa história de construir para si e para seu filho asas e faz elas voarem. Dédalo ganha destaque em “A batalha do Labirinto” onde é encontrada a entrada para seu labirinto e descobre-se que Luke quer usa-la para invadir o acampamento. No fim da batalha, Dédalo sacrifica-se para fechar o Labirinto, que é ligado à sua vida.

_______________________________

Circe:
Filha de Eetes e Hécate, é uma feiticeira. Circe se dedicou ao estudo das drogas e raízes, e além das que aprendeu com sua mãe, também descobriu muitas outras drogas, de modo que ninguém a superava no uso de drogas.
Era capaz de criar filtros e venenos que transformavam homens em animais. Por esse motivo morava num palácio encantado, cercado por lobos e leões (seres humanos enfeitiçados). Circe é considerada a deusa da lua nova, da bruxaria, das maldições, vingança, entre outras denominações. No livro Mar de Monstros ela aparece primeiramente como C.C. Circe é dona de um spa que deixa as mulheres mais bonitas e transforma os homens em porquinhos da índia. No livro ela afirma que no passado transformava os homens em porcos, mas que eles davam muito trabalho. Circe habita uma ilha no Mar de Monstros e é descrita como dona de cabelos negros, trançados com fitas de ouro e de um vestido longo e preto.

_______________________________

Esfinge:


A Esfinge é um demônio exclusivo de destruição e má sorte. Alguns dizem que ela nasceu da Quimera e de Otro, outros, que ele nasceu de Tifão e de Equídna. Ela é descrita como um leão alado com uma cabeça de mulher; ou ela foi uma mulher com as patas, garras e peitos de um leão, uma cauda de serpente e asas de águia. Esfinge, que deriva do grego sphingo, quer dizer estrangular. Ela ficou conhecida por esse nome devido estrangular todas as pessoas que errassem seu enigma – conhecido como enigma da Esfinge. Ela aparece no livro “A Batalha do Labirinto”, dentro do labirinto de Dédalo fazendo perguntas aos “viajantes”, caso eles acertassem, o caminho era livre para passar, mas caso não, como na maioria dos casos, ela fazia jus a seu nome… Annabeth foi uma das poucas que acertaram a pergunta, fazendo com que a Esfinge cometesse suicídio e se atirasse do precipício.Abaixo a pergunta feita para os heróis:

Decifra-me ou devoro-te:

Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?

_______________________________

Fúrias:
As fúrias são monstros criados por Hades para punir os mortais. Elas são: Tisífone (Castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Interminável). Viviam nas profundezas do submundo, onde torturavam as almas pecadoras julgadas por Hades e Perséfone. Nasceram das gotas do sangue que caíram sobre Gaia quando Urano foi castrado por Cronos. Pavorosas, possuíam asas de morcego e cabelo de serpente.
São também chamadas Eumênides, que em grego significa as bondosas ou as Benevolentes, eufemismo usado para evitar pronunciar o seu verdadeiro nome, por medo de atrair sobre si a sua cólera.
No livro, Percy tem uma fúria disfarçada de professora que tem o nome de Srª. Dodds; Ela se torna participante da primeira batalha de Percy, pórem com ajuda de Quíron, que lhe entrega Contracorrente, ele consegue “matar” ou melhor dizendo manter ela para longe por um tempo.

_______________________________

Pégaso:
Pégaso é um cavalo alado símbolo da imortalidade. Ele nasceu do sangue da Medusa, quando esta foi decepada por Perseu. Zeus transformou pégaso em uma constelação – Pégasus –, onde deveria passar o resto do tempo, a serviço dos deuses. No acampamento, existe um estábulo para acomodar vários desse animais, ele é uma construção de madeira , o teto do estábulo é metade de madeira e metade com telhas transparente para o sol entrar e agradar os cavalos.As baias dos pégaso sempre estão cheias de serrarem e alfafa para que os animais sintam-se a vontade.O lugar todo tem cheiro de terra e madeira seca, um cheiro estranhamente agradável, os campistas que são mais chegados ao silêncio vem aqui para relaxarem,escovar os cavalos ou simplesmente paquerar com as belas ninfas que cuidam das baias dos pégaso. Existe também Blackjack que é um pégaso que se torna grande amigo de Percy.

_______________________________

Íris:
Íris é a deusa do arco íris. Ela é descrita como uma mulher muito bonita, com asas douradas. Íris é a mensageira dos deuses. Não como Hermes – que é uma espécie de carteiro – e sim como um “telefone”. O deus ou semideus – ou qualquer outra figura mitológica – que queira usá-la para mandar uma mensagem deve depositar um dracma de ouro em um arco-íris, como oferenda para ela. Ela ajuda em todos os livros da série. Percy, por exemplo.Para utilizar os serviços da deusa basta (produzir) um arco-íris e dizer “o Íris, deusa do arco-íris, aceite minha oferta” enquanto deposita um dracma de ouro e diz o nome da pessoa que gostaria de manter contato. Íris também é amiga de Quíron e às vezes o deixa bisbilhotar algumas mensagens, como aconteceu no Mar de Monstros. Ela não aparece nos livros, mas no final de O último olimpiano recebe seu próprio chalé no Acampamento Meio Sangue.

_______________________________

Empousai:
Servas de Hécate, as Empousais eram demônios, criadas através de magia negra a partir de um animal, bronze e fantasma. Eram ora monstros, ora mulheres. Elas seduziam os homens – principalmente os jovens – e depois os matavam. Aparecem em “A Batalha do Labirinto” na Goode High School disfarçadas de lideres de torcida, onde lutam com Percy na sala de aula do colégio.

_______________________________

Ninfas:
Ninfas são filhas de deuses com espíritos da natureza, às vezes, ligadas a um local ou objeto particular. Muitas vezes, elas são alvo da luxúria de sátiros – especialmente as ninfas das florestas. As ninfas habitam geralmente os lagos e riachos, florestas e bosques, prados e montanhas. Elas são as responsáveis pela beleza da natureza.. São consideradas como fadas sem asas, leves e delicadas. Em Percy Jackson, existem Dríades, associadas à florestas, e Náiades associadas a água doce.

_______________________________

Hidra:
Filha de Tifão e Edquina, é um monstro de nove cabeças – cada uma com uma cabeça de réptil. Cada cabeça tem uma forma de losango, como a de uma cascavel, mas suas bocas têm fileiras irregulares de dentes de tubarão. Seu corpo tem forma de dragão e seu hálito é venenoso, apenas uma bufada e você morre! Ela também pode se regenerar e cada vez que uma de suas cabeças é decepada mais duas crescem no lugar da primeira. Percy a encontra quando busca a última pérola pra ir ao mundo inferior, com um golpe com sua espada o filho de Poseidon cortou algumas cabeças sem saber que elas iriam se multiplicar; com ajuda de Annabeth e principalmente Grover que mostrou a cabeça da Medusa fazendo com que a hidra se petrificasse.

_______________________________

Medusa:
Foi transformada em monstro por Atena devido ter combinado um encontro furtivo com seu namorado – Poseidon – em seu templo. Atena considerou o ato uma total falta de respeito e puniu Medusa transformando-a em um monstro que ninguém podia olhar nos olhos – a não ser que quisesse virar pedra. Suas irmãs – Esteno e Euríale – também sofreram a mesma punição, uma vez que ajudaram Medusa a entrar em seu templo. Assim sendo, as três irmãs se transformaram nas três górgonas. Ao contrário de suas irmãs Górgonas, Medusa era mortal e foi decapitada pelo herói Perseu, que utilizou posteriormente sua cabeça como arma, até dá-la para a deusa Atena, que a colocou em seu escudo. Sua ligação com Percy Jackson está relacionada com o fato de ela possuir a primeira pérola que mandaria os meninos para o mundo inferior. Após um ataque de muita sorte Percy consegue decapita la e leva a sua cabeça até o final da jornada para eventualmente mostrar ela a seus inimigos.

_______________________________

Minotauro:
O Minotauro é um monstro que tem cabeça de touro e corpo de homem. Pode ser traduzido como o touro de Minos. Habitava o centro do labirinto criado para o rei Minos e projetado por Dédalo para, especialmente, abrigar a criatura. Seu aparecimento em Percy Jackson é no 1º livro, onde no início da historia, Percy luta com o minotauro e acaba quebrando um de seus chifres, e com raiva ele ataca e captura a mãe de Percy, a levando para o reino de Hades.

_______________________________

Parcas:
As Parcas – Nona, Décima e Morta – são três senhoras, também conhecidas como senhoras do destino. Receberam esse apelido porque determinavam o curso da vida humana e da vida dos deuses, decidindo questões como vida e morte. Nona tecia o fio da vida, Décima cuidava de sua extensão e caminho, Morta cortava o fio. As “Parcas” é um nome romano, apesar da série se tratar da mitologia grega; Seu nome original grego seria: Moiras. Elas aparecem no primeiro livro de Percy Jackson, onde cortam um fio na frente do Percy, que fica apavorado pensando que poderia ser o fio de sua mãe. Elas aparecem em outros momentos, como quando Luke morre em O Último Olimpiano, e elas vem para leva-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário